quinta-feira, 18 de abril de 2013

'O que aconteceu é pessoal', diz Obama sobre o ataque em Boston




Detetive especialista:

'O que aconteceu é pessoal', diz Obama sobre o ataque em Boston

Presidente participou de cerimônia em homenagem a vítimas do ataque.
Investigações seguem, e polícia pode soltar vídeos de supostos envolvidos.


O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (18) que o que aconteceu na segunda-feira em Boston, com o ataque à maratona que deixou 3 mortos e pelo menos 176 feridos, "é pessoal", voltando a afirmar que vai buscar punição para os culpados, que, segundo ele, "escolheram a cidade errada".
Acompanhado pela primeira-dama Michelle, Obama participou de uma emocionada cerimônia ecumênica em Boston em homenagem às vítimas da tragédia, acompanhada por cerca de 2 mil pessoas.

Bastante aplaudido, o democrata, que é ex-aluno de Harvard, prestigiada universidade que fica na região, afirmou que não iria abandonar a cidade nesse momento de dor.
"Vamos encontrá-los e levá-los à Justiça", disse Obama em referência aos autores do atentado a bombas.
Ele também afirmou que os feridos "vão correr novamente", e prometeu que, no próximo ano, estará na cidade para a próxima edição da maratona.
O presidente dos EUA, Barack Obama, fala durante cerimônia ecumênica em homenagem às vítimas da maratona, nesta quinta-feira (18), em Boston (Foto: AP)O presidente dos EUA, Barack Obama, fala durante cerimônia ecumênica em homenagem às vítimas da maratona, nesta quinta-feira (18), em Boston (Foto: AP)
Investigações
As investigações sobre a autoria do ataque continuam, e a imprensa americana afirmou que imagens de dois homens buscados pela polícia podem ser divulgadas ainda nesta quinta pelo FBI (polícia federal dos EUA), que chefia as investigações.
A imprensa americana afirma nesta quinta-feira (18) que o FBI deve divulgar imagens de vídeo que mostram, claramente, dois homens que poderiam ter ligação com o ataque que matou 3 e feriu mais de 180 pessoas na Maratona de Boston na segunda-feira (18).
O tabloide "New York Post" publicou uma foto retirada do vídeo, que mostraria os dois suspeitos em meio à multidão, carregando as mochilas em que estavam os explosivos, antes das explosões.
Segundo o jornal, a imagem já está sendo posta em circulação entre os investigadores.
A agência Reuters informou que as autoridades estão examinando milhares de fotos tiradas por câmeras de vigilância, pela mídia e por cidadãos comuns perto do momento das explosões, e provavelmente vão procurar interrogar mais homens vistos nas fotografias, disseram os oficiais.
Até o momento, nenhum dos procurados é considerado suspeito dos ataques, disseram as fontes, que pediram anonimato.
Ainda segundo a Reuters,  as autoridades disseram que há um intenso debate dentro do governo sobre se tais fotografias devem ser oficialmente divulgadas para que o público ajude a identificar as pessoas, apesar do vazamento do que seriam algumas delas.
O governo estaria segurando a publicação formal das fotos, temendo a repetição do fiasco que ocorreu quando fotos semelhantes, divulgadas na sequência de um atentado na Olimpíada de Atlanta, em 1996, levaram à prisão do segurança Richard Jewell, que acabou se mostrando inocente.
Sites colaborativos
Internautas também têm publicado na internet (nas redes sociais e em sites como 4chan.org) fotos de possíveis suspeitos pelos atentados.
As imagens mostram pessoas que carregavam mochilas com cores semelhantes às que foram usadas no ataque.
www.elementardetetives.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário